quarta-feira, 15 de junho de 2011

fases da vida

será que existe alguém que consegue ser 100% alguma coisa em 100% do tempo?

ser 100% crente ou 100% cético, ser o tempo todo revoltado ou o tempo todo conformado,
totalmente conservador ou totalmente liberal?
será que alguém passa a vida inteira fazendo planos ou a vida inteira vivendo o presente,
a vida inteira dentro de casa ou a vida inteira se aventurando pelo mundo,
a vida inteira sendo só nerd ou só selvagem, só disposto ou só preguiçoso,
ingênuo ou malandro, frustrado ou vitorioso?

eu não consigo.

não entendo quem consegue passar a vida inteirinha trabalhando e juntando dinheiro pra morrer infeliz e rico,
nem quem passa a vida inteira coçando o saco às custas dos outros.
não entendo quem trabalha mais de 2 anos com alguma coisa que não goste,
quem consegue passar a vida inteira fazendo o que os outros dizem,
nem quem se isola de tudo e não se relaciona com ninguém.
não entendo quem não consegue se dar o direito de relaxar e esquecer os problemas por um tempo,
nem quem consegue ser irresponsável o suficiente pra correr riscos sem calcular suas conseqüências, colocando a si mesmo em situações sem saída.
também não entendo quem acredita a vida inteirinha nas mesmas crenças sem nunca questioná-las,
quem defende uma única causa sem conhecer as outras,
quem só tem um ponto de vista e jamais tenta se colocar no lugar do outro.

já passei por muitas fases como essas e são elas que me ensinam a viver. mas não dá pra viver sempre do mesmo jeito.
já passei por fases reclusas e anti-sociais, por fases boêmias e aventureiras, por fases ativistas de internet, por fases alienadas sem assistir TV nem ler notícias. já fui desleixada e já fui caprichosa, já amei meu cabelo e já o odiei muito, já trabalhei em outra cidade tendo que dormir 4 horas por dia e já passei anos inteiros coçando o saco dormindo 12 horas por dia, já tive fobia social e o apelido de "mudinha" e já fui sociável a ponto de fazer amizade instantânea com dezenas de pessoas no mesmo dia.

já gostei de ler quadrinhos, romances, artigos científicos e revistas de fofoca. hoje gosto de ler coisas que me ajudem a moldar minha visão do mundo.

já passei pela fase de escrever, de desenhar, de dobrar, recortar, rasgar, sujar, amassar, pintar e bordar. agora quero fazer tudo isso com a minha vida.

já passei pela fase de experimentar várias coisas (e não me refiro a drogas) para ter noção do que existe e do que deve ser melhor para mim (apesar de que, certeza, mesmo, eu nunca vou ter). e vou continuar experimentando. já passei pela fase de me envolver com coisas erradas e também de ser superficial sem me envolver com nada, agora quero me envolver com a coisa certa.

já passei por várias fases e gosto muito da fase atual: disposta, batalhadora, vitoriosa, dançarina, caseira, viajante, carioca :)

muitas ainda estão por vir.


- Manuela Esquivel

Nenhum comentário: