terça-feira, 22 de março de 2011

legados dos meus pais

meu pai me ensinou a economizar,
minha mãe me ensinou desapego material.

meu pai me ensinou a ser comedida,
minha mãe, a dizer o que eu penso.

meu pai me ensinou cordialidade,
minha mãe, irreverência.

meu pai me ensinou discrição,
minha mãe, exuberância.

meu pai me ensinou diplomacia,
minha mãe, a "rodar a baiana".

meu pai me ensinou a raspar o prato,
minha mãe, a comer com prazer.

meu pai me ensinou a reverenciar o passado e planejar o futuro,
minha mãe me ensinou a desfrutar o presente.

meu pai me ensinou a ser racional,
minha mãe, a demonstrar emoções.

meu pai me ensinou os padrões sociais,
minha mãe me ensinou a quebrá-los.

meu pai me ensinou a seguir as regras,
minha mãe me ensinou a ser a exceção.

meu pai me ensinou a dar valor às partes,
minha mãe, a observar o todo.

meu pai me ensinou a fugir dos riscos,
minha mãe, a correr riscos calculados.

meu pai me ensinou a conviver bem com os outros,
minha mãe, a viver bem comigo mesma (e apesar dos outros).

meu pai me ensinou a cultivar amizades,
minha mãe me ensinou a escolhê-las.

meu pai me ensinou a evitar o mal,
minha mãe, a não se deixar abater por ele.

meu pai me ensinou a ter medos,
minha mãe me ensinou a vencê-los.

graças aos dois, sou uma pessoa completa.

Nenhum comentário: